Criar um Site Grátis Fantástico
Democratas
Democratas

Democratas

 

Democratas (DEM) é um partido político brasileiro de centro-direita/direita cuja ideologia política é o liberalismo, afirma ser liberal, adepto ao liberalismo social. De facto, o partido é filiado à internacional democrática de centro (antiga Internacional Democrata Cristã), e não a internacional Liberal (alguns partidos Europeus do centro à direita no espectro político, também integram a Internacional Democrática de Centro). Baseando-se em critérios gerais, o partido é considerado liberal. Foi redundado em 28 de março de 2007, em substituição ao Partido da Frente Liberal (PFL), que por sua vez era uma dissidência do extinto Partido Democrático Social (PDS), sucessor da Aliança Renovadora Nacional (ARENA), partido mantenedor da ditadura militar de 1964-1985. Seu código eleitoral é o número 25.


Aliado histórico do PSDB, o Democratas foi peça vital para a aprovação do Plano Real, e da emenda constitucional que garantiu a reeleição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, tornando-se aliado preferencial do governo deste, sendo Marco Maciel, ex-senador pelo PFL de Pernambuco, vice-presidente nos dois mandados de FHC. Em 2002 o partido rompeu com FHC, mas nas eleições de 2006 coliga-se novamente com o PSDB, apresentando o senador pernambucano José Jorge, como Candidato a vice-presidente pelo PFL, na Chapa Tucano-pefelista com Geraldo Alckmin. Tal composição se repete em 2010, com o Democratas sendo representado pelo deputado federal fluminense Índio da Costa como vice na chapa de José Serra.

No plano nacional, o DEM faz oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O DEM governa ainda a maior cidade do pais, São Paulo. Atualmente o Democratas possui a quarta maior bancada na Câmara Federal, e a quinta no Senado Federal, além de governar 497 prefeituras. Nas eleições de 2006 e 2008, houve redução da bancada do partido na Câmara dos Deputados e do número de prefeituras administradas pelo partido. Com a saída de José Roberto Arruda do partido, o DEM atualmente governa apenas dois estados, Santa Catarina e Rio Grande do Norte, com Raimundo Colombo e Rosalba Ciarlini respectivamente.